terça-feira, 7 de agosto de 2012

CIDADANIA JÁ - Doação de Medula Óssea

O que é medula óssea? Para que serve? Você sabe qual a importância de ser um doador de medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso que se encontra no interior de alguns ossos do corpo humano (como por exemplo nos ossos da bacia), e é responsável pela fabricação de diversas células essenciais para a nossa vida. É no interior da medula óssea que são fabricados os glóbulos vermelhos (que fazem parte do sangue), os glóbulos brancos (que realizam a defesa do nosso corpo) e as plaquetas (que permitem a coagulação sanguínea).
Em algumas situações o corpo humano mostra-se incapaz de produzir células suficientes para a manutenção da qualidade de vida, motivo pelo qual é necessária a adoção de alguns procedimentos destinados ao cuidado com a vida dos pacientes. Dentre estas doenças destaca-se a leucemia linfóide aguda, a leucemia mielóide aguda, a anemia aplástica dentre outras.
Nestas ocasiões, quando aparentemente todos os tratamentos mostram-se incapazes de gerar ao paciente o otimismo da cura, surge a possibilidade de um GRANDE ATO DE SOLIDARIEDADE e de amor à vida alheia, a DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.
Diferentemente do que muitos pensam, a doação de medula óssea não significa em retirar um “pedaço da coluna”. Este mito deve ser destruído já que no interior da coluna existe a medula espinhal, e não a medula óssea.
O transplante de medula óssea consiste na retirada de um pequeno pedaço do material mole que se encontra no interior do osso da bacia, por meio de uma punção. Em seguida o material é destinado ao paciente doador.
Algumas informações são importantes e não podem ser esquecidas.
Existe no Brasil um sistema nacional de cadastro de pessoas doadoras voluntárias de medula óssea, chamado Registro Brasileiro de Doadoras de Medula Óssea – REDOME, considerado referência em âmbito mundial, que congrega dados dos pacientes que esperam uma doação e das pessoas que se colocam à disposição para doação.

Como se cadastrar?

Os interessados em participar do REDOME não precisam se preocupar com a doação num primeiro momento. Devem comparecer ao Centro de Hematologia mais próximo (HEMOSC) e fazer o cadastro, informando especificamente que possuem interesse de cadastrarem-se como doadores voluntários de medula óssea. Haverá a coleta de apenas 5 ml (cinco mililitros) de sangue e envio para análises clínicas, que traçarão o perfil do doador.
O HEMOSC realiza alguns exames de sangue nesta amostra, de modo que os doadores já receberão algumas informações sobre o seu estado de saúde.

Compatibilidade?

Uma vez que o sangue do interessado for colhido, passará por exames para traçar a compatibilidade com os pacientes que aguardam pelo transplante, bem como por qualquer pessoa que futuramente venha a ser inserida como apta a receber doações.
Se houver compatibilidade com algum paciente, o doador será então convocado para alguns exames mais específicos e poderá enfim ajudar a salvar uma vida com o seu gesto de grande humanidade.
 Em Jaraguá do Sul os interessados podem dirigir-se até a sede do HEMOSC que fica anexo ao Hospital São José, no Centro de Jaraguá do Sul. Maiores informações podem ser obtidas com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário